História da Magia - Eliphas Levi




Leituras sem preconceito!





Trecho:

"Eles pretendiam conhecer a história real de Jesus Cristo, e, adotando em parte as tradições judaicas e as narrações do Talmude, pretendiam que os fatos contados nos Evangelhos não são senão alegorias de que S. João dá a chave dizendo "que se poderia encher o mundo de livros que se escreveriam sobre as palavras e atos de Jesus Cristo; palavras que, na opinião deles, não seriam senão uma ridícula exageração se não se tratasse, de fato, de uma alegoria e de uma lenda que se pode variar e prolongar ao infinito.

Para os que se refere aos fatos históricos e reais, eis o que os Joanitas contavam:

"Uma moça de Nazaré, chamada Míriam, noiva de um rapaz de sua tribo, chamado Iocanaã, foi surpreendida por um certo Pandira, ou Panter, que abusou dela à força depois de se ter introduzido em seu quarto sob as vestes e sob o nome de seu noivo. Iocanaã, conhecendo sua noiva, a deixou sem comprometê-la, visto como, de fato, ela era inocente, e a moça deu à luz a um menino que se chamou Josuá ou Jesus.

Este menino foi adotado por um rabino de nome José, que o levou em sua companhia par o Egito; lá ele foi iniciado nas ciências secretas, e os sacerdotes de Osíris, reconhecendo nele a verdadeira encarnação de Horo prometido há muito tempo aos adeptos, o consagraram soberano pontífice da religião universal."

Páginas 213-215


Compre agora o kit com esta coleção de Eliphas Levi (1810-1875)






Postagens mais visitadas